segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mentiras do Rio



Livro: Mentiras do Rio


Ano: 2009


Autor: Sergio Leo


Editora: Record


Páginas: 144










Mentiras do Rio é um livro de contos, vencedor do Prêmio SESC de Literatura de 2008. Seu autor, o carioca Sergio Leo, é repórter e colunista do jornal Valor Econômico e leva o leitor a passear pelas mais conhecidas paisagens do Rio de Janeiro, tais como a Barra da Tijuca, Leblon e Copacabana em 12 contos que abordam com  um ar um tanto irônico e crítico os aspectos de comportamento do ser humano. 

Em Monólogo do Flanelinha, cabe ao leitor julgar as ações do protagonista ao cometer um crime, em Mademoiselle Souvestre e o Dono do Aterro (um dos melhores contos do livro), situações cômicas surgem do encontro dessas duas personagens. No conto Uma Janela na Zona Norte, nota-se a solidão e sensibilização do ser humano e em Não Dá Para Voltar ao Rio, suas eternas dúvidas e ressentimentos.

Enfim, uma leitura agradável para quem gosta de compilações do gênero.

TRECHO: 

"Dentro do carro, quem sabe, estará mais protegida; se ele tentar abrir a porta por um lado, ela sai correndo pelo outro. Talvez ele, drogado, não consiga alcançá-la. Talvez as drogas lhe deem velocidade. Ele não parece armado. Não parece fraco, porém. Mesmo que parecesse. Dizem que as drogas dão força sobre-humana às pessoas. Por que não tomou um táxi, pergunta-se, à toa."

Mademoiselle Souvestre e o Dono do Aterro


NOTA 3/5


THE G. ARROGANCE


As Crônicas de Gelo e Fogo

0 Coments:

Popular Posts

Seguidores

Estou lendo...

Tecnologia do Blogger.