terça-feira, 30 de agosto de 2011

Por um Simples Pedaço de Cerâmica




Livro: Por um Simples Pedaço de Cerâmica

Autor: Linda Sue Park

Editora: Martins Fontes WMF

Paginas: 168



É uma obra escrita pela autora norte-americana Linda Sue Park, que foi o vencedor da NewBery Medal (Principal prêmio de literatura infanto-juvenil dos Estados Unidos). Talvez seja mais conhecida no momento pelo “Alerta de Tempestade”, nono livro da série “The 39 Clues”, que se passa no Caribe. Linda nasceu na década de 1960 e tem descendência sul-coreana, hoje tem dois filhos e vive em Chicago, Illinois (EUA).

A história se passa em uma pequena aldeia na costa oeste da Coréia, na segunda metade do século XII. Ch’ul’p’o é uma aldeia de ceramistas, famosa pelos delicados jarros celadon, e Min é o melhor Artesão de Ch’ul’p’o apesar de perder a calma com facilidade.  É nesse ambiente que nos é apresentado o órfão Orelha-de-Pau e seu amigo o Homem-Garça, ambos moradores de rua. Ao contrário do que podemos supor sobre eles, os dois amigos não roubavam, preferiam pegar restos de comida e fabricar alguns de seus próprios utensílios.

Orelha-de-Pau em seu tempo livre gostava de ficar observando Min, e sonhava em um dia se tornar um famoso ceramista.  Até que certa vez na ausência do ceramista, o garoto decide observar algumas das peças de perto, mais é surpreendido por Min e acaba quebrando um dos objetos. Orelha-de-Pau acaba tendo de trabalhar para poder pagar a cerâmica que havia quebrado. Na verdade aquele castigo lhe deixava animado, pois agora existia a chance dele aprender a ser um ceramista de primeira, e o jovem faria de tudo para que seu sonho fosse realizado. Mais esse oficio era passado de pai para filho, Min havia perdido seu único filho e não estava disposto a passar o que sabia ao primeiro órfão que fosse surgindo na sua frente.

Mais o marcante na história é quando Orelha-de-Pau mesmo não aprendendo o que gostaria se oferece para fazer uma viagem e levar a fina cerâmica até o emissário Kim. Com tão preciosa carga o jovem faz uma longa e perigosa jornada que se for bem sucedida pode mudar tanto e vida dele quanto a de seu mestre. Também é nesse ponto que nós entendemos melhor o significado do titulo, pois o jovem aspirante a aprendiz de ceramista vai encontrar alguns obstáculos bem complicados a frente que podem acabar com o seu objetivo e seu animo.

Confesso que de inicio esse livro não me atraiu muito, mais a simplicidade dele era tão apelativa que decidi pegar, e não me arrependi. A história é bem consistente beirando romance histórico para jovens, em um estilo simples, personagens cativantes e um final que não devo estragar falando demais aqui. A capa apesar de simples é bonita e tem ligação direta com a história, em relação ao texto não se tem do que reclamar, muito leve e explicativo. Inclusive possui também um conjunto de referencias que explicam algumas expressões e costumes daquele lugar e daquela época. Só lendo e tirando suas próprias conclusões para entender do que estou falando, então boa leitura para vocês.

As Crônicas de Gelo e Fogo

1 Coments:

Anônimo disse...

Muito boa resenha!

www.onanquim.com.br

Popular Posts

Seguidores

Estou lendo...

Tecnologia do Blogger.